terça-feira, 6 de abril de 2010















PONTO DE CULTURA EM CAXAMBU DO SUL – SC

A Associazione Veneta di Caxambu do Sul – AVENCAS, participou do edital Pontos de Cultura, no início do ano de 2009, com o projeto: UMA CIDADE TEM QUE TER MEMÓRIA: RESGATE, PRESERVAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL DA CULTURA ITALIANA, desenvolvido pelas professoras: Ines Marlene Basso e Fabiana Agostini, auxiliadas pela Promotora de Eventos a Sra. Rosaura Teixeira Dutra.
O objetivo deste projeto é a preservação e o resgate da cultura através das danças folclóricas, música, canto-coral, indumentária e gastronomia típica ministrando cursos de capacitação, oficinas e palestras, promovendo a inclusão sociocultural, o acesso gratuito e irrestrito às comunidades carentes, a democratização e descentralização da cultura, com geração de renda.
No município a etnia predominante é a Italiana, e a Associazione Veneta é a realizadora condutora desta ação, que há anos atua no segmento da música, do canto coral e das danças folclóricas italianas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.
Participaram deste edital 207 projetos, sendo que foram três etapas de avaliação, onde os projetos que não estavam aptos, de acordo com os critérios de avaliação, eram eliminados. O Projeto obteve nota 77, ficou em primeiro lugar na SDR de Chapecó e de 60 projetos selecionados, ficou entre os 20 com melhor nota.

A solenidade de assinatura do convênio foi realizada no Teatro Governador Pedro Ivo, junto ao Centro Administrativo do Governo do Estado de SC, em Florianópolis, no dia 03/11/2009, onde estiveram presentes a Presidente e o Secretário da Associação: Professores Ines Marlene Basso e Estevan Graboski Casanova, juntamente com o Prefeito Municipal Sr. Vilmar Foppa e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sra. Ivana Maria Cavalli. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Cultura, Sr, Juca Ferreira, do Governador do Estado de SC, Sr. Luis Henrique da Silveira, entre outras autoridades e políticos.
Quando firmado o convênio com o Ministério da Cultura, o Ponto de Cultura recebe a quantia de R$ 180.000,00, em 3 parcelas, R$ 60.000,00 por ano para manter as atividades que já existem e desenvolver as que foram criadas no projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário